Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 2 de 24Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 3 de 24Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 4 de 24Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 5 de 24Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  307
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Autores: Vera Martins Alves, Cristóvão Fonseca Ferreira
  • Especialidades: Gonçalves Pereira, engenheiros
  • Empreiteiro Geral: Construções N. M. Borges, Lda
  • Empreiteiro Madeira: Socorte, S.A. | construção de casas em madeira
  • Cliente: HTL, Lda
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 13 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no centro de Lisboa e integrado num bairro histórico que é atualmente um dos mais cosmopolitas da cidade, o empreendimento ‘Paço do Duque’ resulta da intervenção operada num conjunto edificado anterior a 1500.

As novas funções agregam serviços nos pisos térreos dos três edifícios e habitação nos restantes níveis.

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 4 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

A adaptação de uma das fracções destinada a serviços, para escritório da agência de publicidade The Hotel, teve como ponto de partida um programa com premissas muito específicas, tal como uma intervenção de baixo custo e a necessidade de ser executada num curto espaço de tempo, mas que se configurasse como um ambiente de trabalho menos formatado, menos convencional, que deveria aproximar-se do conceito ‘home office’.

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 23 de 24
Planta Baixa

Tirando partido da estrutura pré-existente, que incorpora elementos resistentes da construção original, como o arco de meia volta em cantaria de pedra, que funciona também como filtro aos 2 níveis de trabalho, o arco é ‘atravessado’ pela escada de acesso ao nível superior, elemento ‘quente’ em madeira em contraste com a pedra do arco.

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 7 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

 Formalmente o espaço está dividido em 3 zonas – a sala da entrada, multifuncional, que assume em simultâneo a função de vestíbulo e de distribuição para os 2 níveis, mezanino e piso térreo, correspondentes a duas zonas de trabalho distintas, associadas aos conceitos The Hotel e The Hostel, reflectindo a estrutura funcional da empresa.

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 21 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

A separação entre zonas de trabalho é conseguida pela utilização de planos verticais formados por molduras em madeira que tensionam telas têxteis microperfuradas, pontuando o espaço, e funcionando como filtros visuais que resguardam as áreas dedicadas ao trabalho em conjunto de pequenas equipes.

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 15 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

Os materiais utilizados nos revestimentos das paredes e pavimento – estuque e betão –, tratamento monocromático que atribui ao espaço um aspecto despojado, compensado pela utilização de um revestimento em madeira de Iroko em paredes e no tecto do compartimento de entrada.

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 14 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

A recuperação de materiais tradicionais de revestimento – o estuque em paredes, o mosaico hidráulico no pavimento da entrada contribuem para reforçar o caráter do espaço

Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura - Imagem 22 de 24
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua António Maria Cardoso 26, 1200-484 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório THE HOTEL Room for Ideas / ColectivArquitectura" [THE HOTEL Room for Ideas Office / ColectivArquitectura] 15 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770273/escritorio-the-hotel-room-for-ideas-colectivarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.